Fixo: Gravação individual de DVDs com a obra de K



Devido aos exorbitantes preços praticados na venda das palestras de Jiddu Krishnamurti em formato DVD, criámos uma compilação de informações que julgamos ser úteis para quem não tem oportunidade ($) nem disposição de adquirir os mesmos por valores, para dizer, no mínimo, pouco justos e acessiveis.

Felizmente, já existe uma grande quantidade de palestras e diálogos de J. K. pela Internet. Podem ser encontrados em sites como o Youtube e o Dailymotion, com várias traduções (Português, Espanhol, etc) e, para quem não sabe, é possivel baixar os mesmos para serem visto a qualquer hora e em qualquer lugar. Aqui estão alguns canais com vídeos em português:

Krishnamurti Brasil
zeLX100
Cristiano Voltz Pinnow
Toinor

 








Como baixar os videos?

É possível baixar os videos sem, no entanto, ter que necessariamente fazer o download de algum software para isso (como por exemplo o gratuito aTube Catcher).
Para tal usaremos o site ClipConverter, o qual nos dá a opção de baixar diretamente do navegador web, fazendo assim um download como todos os outros. Para ficar mais fácil o uso deste site, caso seja a primeira vez que o utilizará, fica o seguinte tutorial: Como usar o ClipConverter para fazer dowloads do Youtube.
Contudo, caso deseje ter um programa para gerenciar os downloads dos seus videos, podendo até resumir os mesmos caso tenha que os pausar, pode usar o aTube Catcher como descrito neste tutorial.

Nota: Tanto o ClipConverter como o aTubeCatcher nos dão a opção de escolher a qualidade de vídeo a baixar; 720p (caso o vídeo tenha sido carregado com esta qualidade de imagem) já é considerada alta definição, porém 360p é suficiente para uma boa visualização no computador.









Acabei de fazer o download de uma palestra, mas o meu leitor de vídeos diz que falta 'codecs' para a reprodução. O que faço?

'Codecs' são programas utilizados para codificar e descodificar os vários formatos de vídeo. Dependendo dos formatos que você escolher para baixar e/ou converter no ClipConverter ou no aTubeCatcher, irá precisar dos codecs certos para o video poder ser reproduzido.
Sendo assim, caso não consiga assistir por este motivo, pode baixar o completo e gratuito conjunto de codecs K-Lite Mega Codec Pack que resolverá o assunto. Também poderá fazer o download de outros leitores como o Media Player Classic - Home Cinema, o SMPlayer ou o VLC Media Player, os quais são todos gratuitos e já vêm com uma grande lista de codecs.









Baixei várias palestras e quero dá-las a uma pessoa amiga, interessada em também assisti-las. Como o posso fazer?


Existem várias maneiras de trocar informação digital: pode ensinar à pessoa os passos aqui descritos até então para ela mesma baixar as palestras da sua escolha; pode fazer o upload dos videos para um servidor e assim ser apenas necessário partilhar o link de download; pode copiar os vídeos para um pendrive e emprestar/dar à sua amiga.
Porém, a mídia de DVD é a melhor opção por algumas razões: pela praticidade de reprodução em qualquer computador ou leitor de DVD; pela grande quantidade de armazenamento (4,7gb para os DVDs normais, existindo outros ainda com maior capacidade) a qual nos dá a oportunidade de gravar várias palestras em um único disco; pelo baixo valor de compra (podendo simplesmente dar o DVD à pessoa); pela oportunidade que nos dá de guardar a obra de Krishnamurti, de uma forma segura (livre de vírus e exclusões acidentais), para assistirmos no futuro.









Como gravar um DVD? 

Primeiramente, tenha a certeza que o seu PC/notebook tem uma drive gravadora de DVD. Em segundo, antes de comprar os DVDs, procure saber, na sua região, a melhor opção em relação à qualidade/preço (tenha em atenção que os DVDs transparentes não são uma boa escolha).

Existem vários softwares para a criação de um DVD, inclusive opções que vêm com o próprio Windows, dispensando assim a instalação de outros programas para o mesmo fim. Colocaremos vários tutoriais passo-a-passo, como também os videos explicativos para cada software em específico, ficando então à sua escolha os que utilizar.









Criador de DVD do Windows (Windows Vista e Windows 7)



ou












Gravação de DVD com Ashampoo Burning Studio 16

 

 ou


Nota: O programa dá-nos a indicação da qualidade final dos vídeos, o que possibilita irmos adicionando vários e escolher o tipo de qualidade (aceitável/boa/excelente) dependendo do número de videos a gravar.
Apesar desta excelente funcionalidade, o programa pode ser utilizado de forma gratuita apenas por 10 dias.













Gravação de DVD com Free Studio Manager


O programa é gratuito e tem várias outras funcionalidades como baixar videos do Youtube e conversão de vídeos.










Para mais software de gravação de DVDs, pode acessar a seção de Criação de DVDs' do Baixaki onde encontrará bastantes alternativas (umas gratuitas, outras com funcionalidades limitadas até serem registradas).