Sobre o medo




Trecho: "O medo é um dos maiores problemas da vida. A mente tomada pelo medo vive em confusão, em conflito e, portanto, acaba sendo violenta, distorcida e agressiva. Ela não ousa sair dos próprios padrões de pensamento, e isso gera hipocrisia. Escalar a montanha mais alta, inventar todo tipo de deuses, nada disso adianta: enquanto não nos libertarmos do medo permaneceremos na escuridão.Vivendo numa sociedade corrompida e estúpida e receben­do uma educação competitiva que engendra o medo, estamos sobrecarregados com medos de diversos tipos, e o medo é uma coisa horrível e que deforma, distorce e obscurece os nossos dias.
Existe o medo físico, mas esse é uma reação que herdamos dos animais. E com os medos psicológicos que estamos preocu­pados, pois se compreendermos os medos psicológicos, de raízes profundas, poderemos lidar com os medos animais, ao passo que, se nos ocuparmos primeiro com os medos animais, isso jamais nos ajudará a compreender os medos psicológicos.
O medo é sempre medo de alguma coisa; não existe medo abstrato, ele está sempre relacionado com alguma coisa. Você conhece seus medos? Medo de perder o emprego, de não ter dinheiro ou comida suficiente, ou do que os vizinhos ou o público pensarão a seu respeito, de ser desprezado ou ridicularizado; medo da dor e da doença, da dominação, de nunca saber o que é o amor ou de não ser amado, de perder a sua esposa ou os seus filhos, da morte; de viver num mundo que lembra a morte, da incrível monotonia, de não viver de acordo com a imagem que os outros construíram de você, de perder a sua fé. Todos esses e os inúmeros outros medos - porventura você sabe quais são os seus medos? E o que é que geralmente você faz em relação a eles? Você foge, não é mesmo? Ou inventa idéias e imagens para encobri-los. Mas fugir do medo só faz aumentá-lo."


Páginas: 150