Visão da realidade



Trecho: "Interpelante: Todos os problemas da vida são irreais, e deve existir algo que é real e em que possamos ter confiança. Que é essa realidade?

Krishnamurti; Pensais que o real e o irreal podem ser separados tão facilmente? Ou só começa a existir o real quando começo a compreender o que é irreal? Já considerastes alguma vez o que é o irreal? A dor é irreal? A morte é irreal? Se perdeis o vosso depósito no banco, isso é irreal? O homem que diz “tudo isso é irreal, por conseguinte tratemos de achar o real” — esse homem está fugindo da realidade.
Podemos, vós e eu, pôr termo, em nós mesmos, aos fatores que contribuem para a guerra, interior e ex­terior? Investiguemos esta questão, não apenas verbal­mente, mas investiguemo-la realmente, examinando-a com seriedade, para vermos se podemos desarraigar de nós mesmos as causas do ódio, da inimizade, o senso de superioridade, a ambição e tudo o mais. Podemos erradicar todas essas coisas? Se desejais realmente paz, elas têm de ser erradicadas, não achais? Se de­sejais descobrir o que é Deus, o que é a verdade, necessitais de uma mente que esteja muito tranquila; e podeis ter a mente tranquila, se sois ambicioso, in­vejoso, ávido de poder, de posição, etc? Assim sendo, se desejais realmente a sério compreender o que é verdadeiro, não devem ser eliminadas essas coisas? A seriedade não consiste em compreender o processo da mente, do “eu”, que cria todos estes problemas, e dissolvê-lo?"



Páginas: 277